SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1LETRAMENTO MIDIÁTICO DE PROFESSORES E O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NA PANDEMIA DE COVID-19UTILIZAÇÃO DE VÍDEOS EDUCATIVOS DE BIOLOGIA NO YOUTUBE POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

PAES, Bruno Teixeira  e  FRESQUET, Adriana. ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A PANDEMIA, AS VISIBILIDADES, A VELOCIDADE E SUSPENSÕES POSSÍVEIS EM UMA EXPERIÊNCIA AUDIOVISUAL DOCENTE. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2022, vol.24, n.1, pp.53-70. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v24i1.8666098.

A proposta deste artigo é oferecer um mapeamento a respeito de certos impactos sociais, culturais, econômicos, psicológicos e pedagógicos da pandemia de covid-19 e, dentro desse cenário, pensar de que modo uma proposta de experiência audiovisual pode contribuir para o processo pedagógico de compreensão deste momento. Algumas formas autônomas de trabalho ganharam força e disseminação em meio ao isolamento forçado. Termos como home office, ‘teletrabalho’, ‘ensino remoto’, ‘cursos online’, palestras, webinars, ‘startups de inovação digital’ e outras narrativas ganharam força. Em um contexto de afastamento social, os professores enfrentaram desafios e buscaram soluções para encontrar uma sobrevivência. Em meio a todas essas implicações e agenciamentos colocados por essa realidade ao espaço da escola e às subjetividades profissionais de docentes (e discentes) atravessados pelas visibilidades, pelos recursos midiáticos e pelas novas temporalidades, precisamos compreender um pouco sobre o impacto de certos comportamentos neste novo contexto social. Nesse sentido, compartilhamos uma experimentação audiovisual em estágio inicial, realizada via telefone celular em uma turma de ensino fundamental. A proposta é a produção de pequenas ‘videocartas pandêmicas’ que captem planos, imagens, objetos, rotinas, histórias ou momentos que, na visão do aluno, sejam ilustrativos de uma emoção e/ou reflexão sobre estes tempos de distanciamento. Concluímos que os processos audiovisuais configuram uma maneira ampla e plural que conjuga diversas linguagens no ato de comunicar o pensamento, sensível em um contexto de audiovisualização da vida.

Palavras-chave : Sociedade; Pandemia; Covid-19; Educação; Tecnologias; Audiovisual.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )