SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue1SOME REFLECTIONS ABOUT THE PANDEMIC, THE VISIBILITY, SPEED AND POSSIBLE SUSPENSIONS IN AN AUDIOVISUAL TEACHER EXPERIENCEEDUCATIONAL CONDITIONS AND DIGITAL EXCLUSION IN THE COVID PANDEMIC -2020-2021: THE CASE OF PUBLIC EDUCATION IN THE REGION OF INCONFIDENTES, MG author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

MELO, Maria Eduarda  and  DUSO, Leandro. UTILIZAÇÃO DE VÍDEOS EDUCATIVOS DE BIOLOGIA NO YOUTUBE POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2022, vol.24, n.1, pp.71-90. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v24i1.8665025.

Os vídeos educativos do YouTube apresentam um papel cada vez mais relevante na formação dos estudantes, especialmente no estudo das Ciências Naturais. Esta pesquisa investigou a relação dos estudantes do ensino médio com os vídeos educativos de Biologia disponíveis na plataforma YouTube, quanto ao uso, à frequência, às motivações e às preferências. Para isso, realizou-se um questionário com 132 estudantes do ensino médio do Colégio de Aplicação da UFSC em Florianópolis e, posteriormente, formou-se um grupo focal com oito estudantes sorteados, para aprofundamento de algumas questões. A análise dos dados mostrou que os vídeos de Biologia da plataforma YouTube vêm sendo buscados frequentemente para o estudo dos conteúdos curriculares dessa disciplina, com o objetivo principal de tirar boas notas nos exames. Além disso, observou-se que existe um grupo de canais mais assistidos, que apresentam um modelo de aula preferido entre os estudantes, o que indica, o uso dos vídeos como um meio para repetir o processo que acontece na escola.

Keywords : Canais educativos; Ensino por vídeo; Vídeo educativo; Biologia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )