SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1ALGUNAS REFLEXIONES SOBRE LA PANDEMIA, LA VISIBILIDAD, VELOCIDAD Y POSIBLES SUSPENSIONES EN UNA EXPERIENCIA DE PROFESOR AUDIOVISUALCONDICIONES EDUCATIVAS Y EXCLUSIÓN DIGITAL EN LA PANDEMIA COVID- 2020-2021: EL CASO DE LA EDUCACIÓN PÚBLICA EN LA REGIÓN DE INCONFIDENTES, MG índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

MELO, Maria Eduarda  y  DUSO, Leandro. UTILIZAÇÃO DE VÍDEOS EDUCATIVOS DE BIOLOGIA NO YOUTUBE POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2022, vol.24, n.1, pp.71-90. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v24i1.8665025.

Os vídeos educativos do YouTube apresentam um papel cada vez mais relevante na formação dos estudantes, especialmente no estudo das Ciências Naturais. Esta pesquisa investigou a relação dos estudantes do ensino médio com os vídeos educativos de Biologia disponíveis na plataforma YouTube, quanto ao uso, à frequência, às motivações e às preferências. Para isso, realizou-se um questionário com 132 estudantes do ensino médio do Colégio de Aplicação da UFSC em Florianópolis e, posteriormente, formou-se um grupo focal com oito estudantes sorteados, para aprofundamento de algumas questões. A análise dos dados mostrou que os vídeos de Biologia da plataforma YouTube vêm sendo buscados frequentemente para o estudo dos conteúdos curriculares dessa disciplina, com o objetivo principal de tirar boas notas nos exames. Além disso, observou-se que existe um grupo de canais mais assistidos, que apresentam um modelo de aula preferido entre os estudantes, o que indica, o uso dos vídeos como um meio para repetir o processo que acontece na escola.

Palabras clave : Canais educativos; Ensino por vídeo; Vídeo educativo; Biologia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )