SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue1USE OF BIOLOGY EDUCATIONAL VIDEOS ON YOUTUBE BY HIGH SCHOOL STUDENTSIDENTITY, DIFFERENCE AND PERSONALIZATION IN BLENDED LEARNING: REFLECTIONS IN PANDEMIC TIMES, BUT BEYOND HER author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

JARDILINO, José Rubens Lima; SILVA, Marcelo Donizete da; SAMPAIO, Ana Maria Mendes  and  MATIAS, Breno Henrique. CONDIÇÕES EDUCACIONAIS E EXCLUSÃO DIGITAL NA PANDEMIA- 2020-2021: O CASO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA NA REGIÃO DOS INCONFIDENTES -MG. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2022, vol.24, n.1, pp.91-112. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v24i1.8665898.

Este artigo tem como finalidade analisar as condições educacionais dos professores das redes públicas municipais da Região dos Inconfidentes - MG frente à inclusão digital no período de pandemia. Para tanto, empenhou esforços analíticos formulados a partir de sessões de discussão temática com os professores da educação básica, gestores municipais e liderança sindical, pertencentes à rede municipal de ensino dessa região. Os resultados encontrados apontam para: 1) a falta de formação docente e de aparato tecnológico para o uso do ensino remoto; 2) a importância de uma rede de ensino municipal própria, orientada e articulada a partir da interação, colaboração e representatividade dos seus envolvidos; 3) a necessidade de maior compreensão crítico-analítica sobre as propostas de inclusão digital, vinculadas à superação da pobreza e das desigualdades sociais; 4) a falta de autonomia dos municípios, revelada pela falta de redes de ensino próprias e pela dependência significativa do Estado.

Keywords : Condições educacionais; Educação pública municipal; Pandemia de Covid-19.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )