SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1UTILIZAÇÃO DE VÍDEOS EDUCATIVOS DE BIOLOGIA NO YOUTUBE POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIOIDENTIDADE, DIFERENÇA E PERSONALIZAÇÃO NO ENSINO HÍBRIDO: REFLEXÕES EM TEMPOS DE PANDEMIA, MAS PARA ALÉM DELA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

JARDILINO, José Rubens Lima; SILVA, Marcelo Donizete da; SAMPAIO, Ana Maria Mendes  e  MATIAS, Breno Henrique. CONDIÇÕES EDUCACIONAIS E EXCLUSÃO DIGITAL NA PANDEMIA- 2020-2021: O CASO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA NA REGIÃO DOS INCONFIDENTES -MG. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2022, vol.24, n.1, pp.91-112. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v24i1.8665898.

Este artigo tem como finalidade analisar as condições educacionais dos professores das redes públicas municipais da Região dos Inconfidentes - MG frente à inclusão digital no período de pandemia. Para tanto, empenhou esforços analíticos formulados a partir de sessões de discussão temática com os professores da educação básica, gestores municipais e liderança sindical, pertencentes à rede municipal de ensino dessa região. Os resultados encontrados apontam para: 1) a falta de formação docente e de aparato tecnológico para o uso do ensino remoto; 2) a importância de uma rede de ensino municipal própria, orientada e articulada a partir da interação, colaboração e representatividade dos seus envolvidos; 3) a necessidade de maior compreensão crítico-analítica sobre as propostas de inclusão digital, vinculadas à superação da pobreza e das desigualdades sociais; 4) a falta de autonomia dos municípios, revelada pela falta de redes de ensino próprias e pela dependência significativa do Estado.

Palavras-chave : Condições educacionais; Educação pública municipal; Pandemia de Covid-19.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )