SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1CONTRIBUCIONES DE LA GAMIFICACIÓN A LA FORMACIÓN CONTINUA DEL PROFESOR EL ESCAPE BOOK COMO ESTRATEGIA METODOLÓGICATECNOLOGÍA DIGITAL Y EDUCACIÓN CONTINUA: EL PROYECTO DE EXTENSIÓN DE SALA ABIERTA EN TIEMPOS DE PANDEMIA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

MENDES, Cláudio Lúcio  y  EVANGELISTA, Rui Maurício Fonseca. A FORMAÇÃO E O TRABALHO DOCENTE, AS TECNOLOGIAS MÓVEIS E A UNESCO. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2022, vol.24, n.1, pp.151-170. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v24i1.8665923.

Neste artigo, investiga-se como a formação e o trabalho docente são tratados nas recentes proposições da UNESCO sobre tecnologias e aprendizagens móveis. Discorre-se sobre alguns documentos publicados durante a pandemia de Covid-19, porém o foco das análises dá-se em documentos elaborados em 2012 e 2014. A investigação apoia-se teoricamente na noção de governamentalidade de Michel Foucault e nas discussões de Stephen Ball relacionadas a essa mesma noção no contexto do neoliberalismo contemporâneo. Analiticamente, descreve-se como a UNESCO propõe as tecnologias e as aprendizagens móveis como importantes ferramentas para transformar a educação, defendendo sua utilização na formação e no trabalho docentes, especialmente em países pobres e em desenvolvimento. A seguir, problematiza-se quem financia os documentos analisados, quais são os possíveis interesses dos financiadores e as questões de mercado as quais tal financiamento pode estar relacionado. Conclui-se apontando as proposições descritas como parte de mecanismos de controle da conduta a favor e fazendo parte de mentalidades contemporâneas pautadas no neoliberalismo de mercado.

Palabras clave : UNESCO; Formação de professores; Trabalho docente; Tecnologia móvel; Aprendizagem móvel.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )