SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1CONTRIBUIÇÕES DA GAMIFICAÇÃO PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES O ESCAPE BOOK COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICATECNOLOGIA DIGITAL E EDUCAÇÃO CONTINUADA: O PROJETO DE EXTENSÃO SALA ABERTA EM TEMPOS PANDÊMICOS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

MENDES, Cláudio Lúcio  e  EVANGELISTA, Rui Maurício Fonseca. A FORMAÇÃO E O TRABALHO DOCENTE, AS TECNOLOGIAS MÓVEIS E A UNESCO. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2022, vol.24, n.1, pp.151-170. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v24i1.8665923.

Neste artigo, investiga-se como a formação e o trabalho docente são tratados nas recentes proposições da UNESCO sobre tecnologias e aprendizagens móveis. Discorre-se sobre alguns documentos publicados durante a pandemia de Covid-19, porém o foco das análises dá-se em documentos elaborados em 2012 e 2014. A investigação apoia-se teoricamente na noção de governamentalidade de Michel Foucault e nas discussões de Stephen Ball relacionadas a essa mesma noção no contexto do neoliberalismo contemporâneo. Analiticamente, descreve-se como a UNESCO propõe as tecnologias e as aprendizagens móveis como importantes ferramentas para transformar a educação, defendendo sua utilização na formação e no trabalho docentes, especialmente em países pobres e em desenvolvimento. A seguir, problematiza-se quem financia os documentos analisados, quais são os possíveis interesses dos financiadores e as questões de mercado as quais tal financiamento pode estar relacionado. Conclui-se apontando as proposições descritas como parte de mecanismos de controle da conduta a favor e fazendo parte de mentalidades contemporâneas pautadas no neoliberalismo de mercado.

Palavras-chave : UNESCO; Formação de professores; Trabalho docente; Tecnologia móvel; Aprendizagem móvel.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )