SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue1DIGITAL TECHNOLOGY AND CONTINUING EDUCATION: THE OPEN ROOM EXTENSION PROJECT IN PANDEMIAAN EDUCATIONAL PROJECT IN (TEN) INTERDISCIPLINARY MEETINGS: RE-MEANING THE MEANINGS OF BEING, THINKING AND ACTING WITH STUDENTS IN SOCIAL ISOLATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

PEREIRA, Ana Carolina Reis. OS DESAFIOS DO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2022, vol.24, n.1, pp.187-205. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v24i1.8665777.

Com as medidas de prevenção adotadas em decorrência da Covid-19, os sistemas educativos viram-se frente a uma reestruturação que envolveu a incorporação súbita das tecnologias digitais para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem realizado exclusivamente de forma virtual. Assim, o artigo teve por objetivo relatar as experiências pedagógicas de uma professora, adaptadas para o ensino remoto, síncrono e assíncrono, no período de julho de 2020 a maio de 2021, em duas instituições de ensino superior, localizadas no estado da Bahia. Trata-se de um estudo exploratório, qualitativo, do tipo Relato de Experiência, elaborado através da observação participante, cujas análises assumiram a forma de um balanço das atividades realizadas por meio das tecnologias digitais, tais como Blackboard, Google Meet, Google Classroom, Socrative, Kahoot, Mentimeter e Padlet. Autores como Lévy (2005), Virilio (1996), Ortiz (2007), e Trindade e Moreira (2017), ajudaram-nos a problematizar a situação relativa ao acesso às tecnologias da informação e da comunicação e ao ensino remoto entre nós. Foi possível identificar potencialidades e desafios no uso dessas ferramentas tecnológicas, tais como o desenvolvimento da autonomia, do protagonismo e do engajamento dos estudantes; a necessidade de formação dos(as) professores(as) para o uso pedagógico das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), e de políticas públicas que transformem a aquisição de equipamentos e o acesso à internet em direito, para que milhares não sejam excluídos do processo educativo, colaborando para aprofundar ainda mais as desigualdades educacionais e sociais no Brasil contemporâneo.

Keywords : Educação superior; Tecnologia Digital; Exclusão digital.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )