SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue1AN EDUCATIONAL PROJECT IN (TEN) INTERDISCIPLINARY MEETINGS: RE-MEANING THE MEANINGS OF BEING, THINKING AND ACTING WITH STUDENTS IN SOCIAL ISOLATIONBIBLIOMETRIC ANALYSIS OF EDUCATIONAL RESEARCH DURING THE COVID-19 PANDEMIC author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

NAGUMO, Estevon; TELES, Lúcio França  and  SILVA, Lucélia de Almeida. EDUCAÇÃO E DESINFORMAÇÃO: LETRAMENTO MIDIÁTICO, CIÊNCIA E DIÁLOGO. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2022, vol.24, n.1, pp.220-237. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v24i1.8665292.

A desinformação é um problema que tem se acentuado com o aumento do acesso à internet por meio das redes sociais e dos aplicativos de mensagens instantâneas. Além disso, tem impactado na diminuição da confiança pública, na polarização da sociedade e no aumento do negacionismo científico. Neste ensaio serão abordadas 3 (três) frentes em que a educação pode atuar para combater a desinformação: o letramento midiático, a confiança na ciência e a promoção de diálogo para lidar com a polarização. O letramento midiático pode fomentar uma leitura crítica da mídia para que fiquem claras as estratégias de manipulação presentes nas redes de desinformação. Para lidar com o negacionismo científico, é preciso uma melhoria nas condições para o ensino de ciências nas escolas brasileiras, com mais laboratórios e uma adequada formação docente. Também pode contribuir para uma maior confiança na ciência uma divulgação científica popular que se aproxime do cotidiano dos alunos explorando a importância do método científico. Diante da polarização da sociedade, incentivada por uma divisão política e por uma radicalização, a escola pode se contrapor com diálogo, solidariedade e tolerância. Nesse cenário, é preciso manter uma comunicação efetiva, muitas vezes, utilizando a afetividade entre professor e aluno para melhorar a motivação e a receptividade dos questionamentos discentes. Diante de tanta desinformação, polarização e negacionismo científico promovido, principalmente, pelo movimento conservador de ultradireita, faz-se necessário lutar para que a escola brasileira continue sendo um espaço de promoção da ciência, do diálogo e da democracia.

Keywords : Educação; Tecnologia dos Meios de Comunicação; Cultura Digital; Letramento Tecnológico; Ciência e Educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )