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ETD Educação Temática Digital
versão On-line ISSN 1676-2592
Resumo
MORESI, Eduardo Amadeu Dutra e PINHO, Isabel. ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2022, vol.24, n.1, pp.238-256. ISSN 1676-2592. https://doi.org/10.20396/etd.v24i1.8666120.
O surgimento do novo coronavírus e a declaração da pandemia pela Organização Mundial da Saúde obrigaram muitos governos de diversos países a determinarem que as instituições interrompessem o ensino presencial, exigindo que estudantes e professores mudassem, quase da noite para o dia, para a educação virtual. Diante desse cenário totalmente novo e inesperado, transformações profundas ocorreram nos ambientes escolares. O objetivo deste artigo é identificar os temas de pesquisa em educação durante a pandemia, a partir de pesquisa bibliográfica na base Web of Science e de análise de redes de coocorrência de palavras-chave e de cocitação de referências citadas. A metodologia da pesquisa seguiu as seguintes etapas: desenho da pesquisa com a definição do objetivo e a expressão de busca; obtenção das redes de coocorrência de palavras-chave e de cocitação de referências citadas; cálculo das métricas de análise de redes – grau médio, classes de modularidade e centralidade de autovetor; identificação das palavras-chaves e das referências cocitadas com as maiores centralidades de autovetor. A pesquisa bibliográfica revelou que houve uma mobilização da comunidade científica para investigar e publicar seus resultados de pesquisas sobre o tema. As redes de coocorrência e de cocitação evidenciaram uma predominância no emprego de tecnologia da informação e comunicação para dar suporte às atividades pedagógicas, viabilizando a continuidade em ambiente virtual.
Palavras-chave : Covid-19; Pesquisa em educação; Bibliometria; Análise de redes de documentos.