SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue2THE (TRANS)ROLES OF THE HUMAN: PLURALITY AND HISTORICAL SUBJECTIONVIRTUAL REALITY AND TEACHER TRAINING: CONTRIBUTIONS, CHALLENGES AND LIMITS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

VENSON, Ramon; CALLAGHAN, Michael  and  MARCELINO, Roderval. PHOTOTYPE: UM JOGO SÉRIO PARA FIXAÇÃO DE CONHECIMENTO EM SISTEMAS FOTOVOLTAICOS. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2022, vol.24, n.2, pp.275-295. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v24i2.8659775.

Os resultados positivos demonstrados por diversas pesquisas sobre o uso de novas tecnologias da informação na educação evidenciam novas formas de atrair e engajar estudantes no processo educativo. Uma dessas tecnologias, chamada de Jogos Sérios, propõe a utilização de jogos digitais com finalidades para além do entretenimento do jogador, como educação, marketing e política. Esta pesquisa descreve o desenvolvimento de um jogo sério voltado ao processo de ensino-aprendizagem de normas, procedimentos e termos técnicos sobre sistemas fotovoltaicos. O jogo Phototype foi desenvolvido sob o apoio de metodologias voltadas a jogos educacionais, como o Heuristic Framework e o Learning Mechanics – Game Mechanics, e avaliado por intermédio de um questionário e instrumentos técnicos que observaram a percepção dos estudantes de um curso superior em relação às mecânicas de jogo e aprendizado do jogo digital. Os resultados da pesquisa identificaram uma experiência positiva por parte dos estudantes na utilização do jogo Phototype, sugerindo sua importância como ferramenta educacional e de apoio ao processo de ensino e aprendizagem, complementando o resultado de pesquisas anteriores.

Keywords : Jogos de Simulação; Jogos Pedagógicos; Tecnologia da Engenharia; Software Educativo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )