SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue2PHOTOTYPE: A SERIOUS GAME FOR FIXING KNOWLEDGE IN PHOTOVOLTAIC SYSTEMSNIETZSCHE'S DISPUTE WITH SOCRATES AND ITS EFFECTS ON EDUCATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

FELKEL, Ingrid  and  DICKMANN, Ivo. REALIDADE VIRTUAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CONTRIBUIÇÕES, DESAFIOS E LIMITES. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2022, vol.24, n.2, pp.296-315. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v24i2.8659798.

A Realidade Virtual é uma mídia constituída por simulações computacionais interativas. Devido às suas características e a possibilidade de simular vários contextos e situações, a Realidade Virtual pode contribuir de modo significativo para a formação de professores. A revisão da literatura evidenciou poucos estudos relacionados ao tema. Dessa forma, objetivou-se analisar a compreensão de discentes e docentes da licenciatura em Pedagogia da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) sobre a Realidade Virtual e sua a aplicação na formação de professores. Utilizou-se uma abordagem metodológica de cunho qualitativo e exploratório e, para isso, dados foram coletados a partir de entrevistas despadronizadas, contemplando dezesseis participantes, sendo doze discentes e quatro docentes e a análise de dados desenvolveu-se por meio da análise de conteúdo. Concluiu-se que os estudos sobre a Realidade Virtual e a formação de professores estão em estágio inicial, no entanto, a tecnologia contribui para preparar os futuros professores para a inserção no mercado de trabalho, possibilitando a experiência de situações que não são possíveis na realidade física.

Keywords : Formação de professores; Pedagogia; Realidade virtual; Tecnologia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )