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ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

FELKEL, Ingrid  y  DICKMANN, Ivo. REALIDADE VIRTUAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CONTRIBUIÇÕES, DESAFIOS E LIMITES. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2022, vol.24, n.2, pp.296-315. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v24i2.8659798.

A Realidade Virtual é uma mídia constituída por simulações computacionais interativas. Devido às suas características e a possibilidade de simular vários contextos e situações, a Realidade Virtual pode contribuir de modo significativo para a formação de professores. A revisão da literatura evidenciou poucos estudos relacionados ao tema. Dessa forma, objetivou-se analisar a compreensão de discentes e docentes da licenciatura em Pedagogia da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) sobre a Realidade Virtual e sua a aplicação na formação de professores. Utilizou-se uma abordagem metodológica de cunho qualitativo e exploratório e, para isso, dados foram coletados a partir de entrevistas despadronizadas, contemplando dezesseis participantes, sendo doze discentes e quatro docentes e a análise de dados desenvolveu-se por meio da análise de conteúdo. Concluiu-se que os estudos sobre a Realidade Virtual e a formação de professores estão em estágio inicial, no entanto, a tecnologia contribui para preparar os futuros professores para a inserção no mercado de trabalho, possibilitando a experiência de situações que não são possíveis na realidade física.

Palabras clave : Formação de professores; Pedagogia; Realidade virtual; Tecnologia.

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