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ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

HARDT, Lúcia Schneider. A DISPUTA DE NIETZSCHE COM SÓCRATES E SEUS EFEITOS PARA A EDUCAÇÃO. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2022, vol.24, n.2, pp.316-333. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v24i2.8659807.

O artigo debruça-se sobre a filosofia dos antagonismos de Nietzsche para buscar suas repercussões formativas considerando a arte, ciência e a educação. O modelo agonístico presente na obra de Nietzsche é tomado como definidor para as apreciações das sutilezas dos embates filosóficos, especialmente a disputa com Sócrates. Na dinâmica da disputa, a potência do elogio, da crítica e também de uma autocrítica. Este solo filosófico conecta- se com o solo pedagógico, fazendo surgir métodos de análise e de prática que configuram uma possível educação agônica. Nestes termos, a disputa educativa resgata uma vitalidade por meio do método genealógico que visa discutir invenção, descoberta, explicação e interpretação considerando o arranjo dos conceitos para contestar sua imutabilidade ontológica e gerar nova orientação em termos epistemológicos. Mostrar disposição em pensar com Nietzsche, sem necessariamente abandonar Sócrates, implicaria refletir sobre como o excesso de fixidez instaurada por nossas invenções pedagógicas têm impedido descobertas mais robustas para fazer acontecer outra educação. Será necessário antes questionar o valor da verdade que ainda reina entre nós para levar às últimas consequências o projeto nietzschiano de transvaloração de todos os valores.

Palabras clave : Agonismo; Nietzsche; Educação; Sócrates.

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