SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue2NIETZSCHE'S DISPUTE WITH SOCRATES AND ITS EFFECTS ON EDUCATIONIDENTIFICATION OF DISABILITIES IN EDUCATIONAL TEXTS WITH THE APPLICATION OF NATURAL LANGUAGE PROCESSING AND MACHINE LEARNING author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

SILVA, Ivete Souza da. DELICADEZAS E (RE)-EXISTÊNCIAS NA TERRA DA MAKUNAIMA: PROPOSIÇÕES EDUCATIVAS. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2022, vol.24, n.2, pp.335-349. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v24i2.8659894.

Os escritos aqui apresentados são um recorte da pesquisa de Estágio Pós-Doutoral que desenvolvo no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/UFSC) na linha Educação e Comunicação. Tem como proposta criar proposições educativas que abordem as questões interculturais a partir da narrativa dos moradores das cidades de Boa Vista - RR e Florianópolis - SC. A construção destas proposições inicia por meio do bordado com a criação de objetos artísticos carregados de simbologias representativas dos saberes locais, disparados por minhas memórias a partir da experiência vivida nesses dois lugares. Esses objetos vão ao encontro dos moradores de ambas as cidades com a intenção de provocar diálogos interculturais a partir da escuta das narrativas de seus moradores. Para tecer os fios desse diálogo toma-se como princípio metodológico a ideia de ambientação trazida por Hélio Oiticica em seu Programa Ambiental. Nesta oportunidade compartilharei reflexões a partir da proposição educativa intitulada 'Delicadezas e (Re)-existência', realizada em Boa Vista-RR na Galeria de Arte Indígena Contemporânea Jaider Esbell. Levar a escola/universidade para dentro de outros lugares e fazer de outros lugares escola/universidade é a provocação deixada pelas proposições educativas que venho pensando. 'Delicadezas e (Re)-existência na Terra de Makunaima' foi um pouco disso, um espaço de aprendizagem rico de possibilidades, provocador da construção de diálogos interculturais.

Keywords : Educação; Intercultura; Proposições; Arte-Educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )