SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2LA DISPUTA DE NIETZSCHE CON SÓCRATES Y SUS EFECTOS EN LA EDUCACIÓNIDENTIFICACIÓN DE DEFICIENCIAS EN TEXTOS EDUCATIVOS CON LA APLICACIÓN DE PROCESAMIENTO DEL LENGUAJE NATURAL Y APRENDIZAJE AUTOMÁTICO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

SILVA, Ivete Souza da. DELICADEZAS E (RE)-EXISTÊNCIAS NA TERRA DA MAKUNAIMA: PROPOSIÇÕES EDUCATIVAS. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2022, vol.24, n.2, pp.335-349. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v24i2.8659894.

Os escritos aqui apresentados são um recorte da pesquisa de Estágio Pós-Doutoral que desenvolvo no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/UFSC) na linha Educação e Comunicação. Tem como proposta criar proposições educativas que abordem as questões interculturais a partir da narrativa dos moradores das cidades de Boa Vista - RR e Florianópolis - SC. A construção destas proposições inicia por meio do bordado com a criação de objetos artísticos carregados de simbologias representativas dos saberes locais, disparados por minhas memórias a partir da experiência vivida nesses dois lugares. Esses objetos vão ao encontro dos moradores de ambas as cidades com a intenção de provocar diálogos interculturais a partir da escuta das narrativas de seus moradores. Para tecer os fios desse diálogo toma-se como princípio metodológico a ideia de ambientação trazida por Hélio Oiticica em seu Programa Ambiental. Nesta oportunidade compartilharei reflexões a partir da proposição educativa intitulada 'Delicadezas e (Re)-existência', realizada em Boa Vista-RR na Galeria de Arte Indígena Contemporânea Jaider Esbell. Levar a escola/universidade para dentro de outros lugares e fazer de outros lugares escola/universidade é a provocação deixada pelas proposições educativas que venho pensando. 'Delicadezas e (Re)-existência na Terra de Makunaima' foi um pouco disso, um espaço de aprendizagem rico de possibilidades, provocador da construção de diálogos interculturais.

Palabras clave : Educação; Intercultura; Proposições; Arte-Educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )