SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2COMPORTAMIENTO DEL ESTRÉS DURANTE SEMANAS DE PRUEBA Y TESIS DE GRADUACIÓN EN ESTUDIANTES UNIVERSITARIOS: ¿EXISTE UNA DIFERENCIA ENTRE EL GÉNERO?ES NECESARIO TOMAR LAS COSAS CON FILOSOFÍA: MICHEL FOUCAULT Y EL INFINITO DE LA TAREA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

HICKMANN, Adolfo Antonio  y  ASINELLI-LUZ, Araci. PESQUISA EDUCACIONAL: VALORES HUMANOS E RELAÇÕES INTERPESSOAIS NA ESCOLA. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2022, vol.24, n.2, pp.392-411. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v24i2.8660104.

O artigo apresenta dados sobre pesquisa educacional, no campo do desenvolvimento humano de adolescentes, nos ambientes da família, escola e pares. O objetivo é comunicar aos leitores resultados gerais de pesquisa qualitativa, realizada no período de 2015 a 2019, no nível de Doutorado, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), cuja base foi a Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano (TBDH), de Bronfenbrenner (2005/2011). Teve como foco entender como os valores humanos cultivados no ambiente familiar são percebidos por adolescentes aprendizes e refletidos nas relações interpessoais que mantêm na escola e com os pares. Os participantes foram adolescentes (14 a 17 anos), matriculados no Ensino Médio e que frequentam um programa de formação para o trabalho. O instrumento de coleta de dados foi realizado por entrevistas semiestruturadas, respaldado pelo método bioecológico da Inserção Ecológica (IE), proposto por Cecconello e Koller (2003). Na análise dos dados, utilizou as técnicas da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016) e o software IRAMUTEC. Os resultados evidenciam a centralidade da mãe nas relações interpessoais dos participantes da pesquisa. Ocorreu a validação ecológica dos valores humanos apreendidos na família e a aplicação desses valores nos processos proximais que estabelecem ao longo do ciclo vital. O papel da mãe nas relações familiares e seus efeitos para a vida dos filhos no decorrer da vida indica a urgência de políticas públicas que fomentem o cuidado, a formação e o desenvolvimento de uma cultura focada no desenvolvimento integral de mães, especialmente nas camadas menos favorecidas.

Palabras clave : Valores humanos; Família; Desenvolvimento Humano; Metodologia da pesquisa; Educação preventiva.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )