SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2INVESTIGACIÓN EDUCATIVA: VALORES HUMANOS Y RELACIONES INTERPERSONALES EN LA ESCUELARAZONES PARA ELEGIR UNA TITULACIÓN PROFESIONAL EN UNA CURSO DE LICENCIA DE CIENCIAS PRECISAS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

ALMANSA, Sandra Espinosa. É PRECISO TOMAR AS COISAS COM FILOSOFIA: MICHEL FOUCAULT E O INFINITO DA TAREFA. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2022, vol.24, n.2, pp.412-431. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v24i2.8660118.

Este texto é elaborado a partir de uma pequena coleção de fragmentos da obra de Michel Foucault e de textos sobre sua pessoa e sobre seu pensamento. Em meio à tomada da palavra de Foucault, na voz de seus próprios livros, textos periféricos, cursos e entrevistas, e ante a imagem de Michel Foucault tal como o descrevem seus amigos e alguns daqueles que o conheceram e sobre ele escreveram, presta-se um elogio à filosofia como modo de vida, ou simplesmente como ponto de partida para outros modos mais éticos, mais livres, mais belos e mais verdadeiros de viver, de estar a sós com outro, de relacionar-se consigo mesmo e com o mundo. Com um olhar interessado sobre o percurso intelectual e a paisagem afetiva de Michel Foucault, presume-se a atividade filosófica, à luz de certa curvatura na noção de parrhesia, como linha de força e traço fundamental por meio do qual se deseja ensaiar uma escrita alicerçada na suspeita, decerto insolúvel, do caráter crucial entre palavra e ato, teoria e prática, verdade e vida.

Palabras clave : Michel Foucault; Filosofia; Ética; Linguagem; Parrhesia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )