SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2ES NECESARIO TOMAR LAS COSAS CON FILOSOFÍA: MICHEL FOUCAULT Y EL INFINITO DE LA TAREALA (RE) EXISTENCIA MACUMBEIRA EN LOS ESPACIOSTIEMPOS DE LAS REDES SOCIALES: FACEBOOK Y INSTAGRAM índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

COSTICHE, Samuel Willian Schwertner; WICHNOSKI, Paulo  y  BERTICELLI, Danilene Gullich Donin. MOTIVAÇÕES PARA A ESCOLHA DA HABILITAÇÃO PROFISSIONAL EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS EXATAS. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2022, vol.24, n.2, pp.432-450. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v24i2.8660121.

Neste artigo visamos conhecer as motivações que influenciaram e/ou determinaram a escolha da habilitação profissional em um curso de Licenciatura em Ciências Exatas de uma Universidade Pública do Paraná. Da perspectiva qualitativa de pesquisa, procedemos à construção, categorização e interpretação dos dados sob os pressupostos do método fenomenológico. A interpretação realizada nos permite inferir que a escolha da habilitação profissional é motivada por fatores individuais, institucionais e sociais, e amparada majoritariamente em aspectos relativos ao passado acadêmico dos participantes da pesquisa. A figura do professor e a sua respectiva prática pedagógica revelaram-se influenciadoras dessa escolha, sendo capaz de reforçar, pôr em dúvida ou modificar as pré-disposições dos participantes.

Palabras clave : Pesquisa qualitativa; Fenomenologia; Formação de professores; Ciências exatas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )