SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2LA (RE) EXISTENCIA MACUMBEIRA EN LOS ESPACIOSTIEMPOS DE LAS REDES SOCIALES: FACEBOOK Y INSTAGRAMCONTROL SOCIAL Y ENSEÑANZA DE LA SALUD: POR UNA PRÁCTICA PSICOLÓGICA DECOLONIAL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

COLLA, Rodrigo Avila. EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ANIMALIDADE: PRODUZINDO CIÊNCIA COM PROJETOS NO ENSINO FUNDAMENTAL. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2022, vol.24, n.2, pp.472-490. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v24i2.8660111.

O artigo discorre sobre um projeto desenvolvido com 22 alunos de 5º ano do Ensino Fundamental. A experiência pedagógica foi desenvolvida no ano de 2016 numa escola da rede estadual do Rio Grande do Sul, no município de Porto Alegre - RS. Justifica-se o tema do projeto com base em investigações precedentes do autor. Estas, concomitantemente, dão lastro para criar alternativas para abordar conteúdos de ciências do plano de estudos do 5º ano e para dar conta de inquietações dos alunos que foram evidenciadas em aulas anteriores. Parte-se do pressuposto de que há uma relativa lacuna no que diz respeito a muitos estudos em Educação Ambiental que se mantêm com olhares antropocêntricos, apesar de imensos esforços no sentido de se desviar desse viés, e relegam discussões sobre a animalidade humana a segundo plano. Apresenta-se as atividades realizadas com os alunos, arrolando-se também estratégias utilizadas e intervenções do professor. Por fim, o texto traz algumas considerações, expondo e refletindo resultados do projeto e articulando a experiência com a Pedagogia de Projetos.

Palabras clave : Educação Ambiental; Pedagogia de Projetos; Ensino de ciências; Animalidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )