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ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

SANTOS, Gisele Abreu Lira Corrêa dos  and  REZENDE FILHO, Luiz Augusto Coimbra de. POTENCIALIDADES DA AÇÃO DOCENTE COM O USO DE AUDIOVISUAIS NO ENSINO DE QUÍMICA. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2022, vol.24, n.2, pp.504-521. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v24i2.8660196.

O uso de obras audiovisuais no ensino-aprendizagem já não é mais uma novidade, tanto que tem crescido o interesse por entender e buscar conhecimento sobre ele. O ensino de Química é uma das áreas em que cresceu o número de investigações e relatos sobre o uso de audiovisual, mesmo que muitos ainda careçam de um referencial de pesquisa. Neste trabalho apresentamos uma perspectiva teórica-metodológica de pesquisa sobre o uso de audiovisual no ensino e alguns resultados que tivemos em um estudo seguindo essa perspectiva. Fizemos uma observação da aula de um professor de Química sobre funções orgânicas por meio da temática das drogas com o uso de obras audiovisuais. Metodologicamente identificamos os endereçamentos e os significados preferenciais dos vídeos utilizados, descrevemos as atividades e ações de reendereçamento audiovisual e buscamos as relações entre essas ações do professor e as leituras produzidas pelos estudantes. Os principais resultados apontaram para o uso do reendereçamento pelo professor como forma de conduzir os estudantes aos seus objetivos de ensino. Notamos ainda que, embora as ações de reendereçamento tenham um efeito regulador, o estudante na posição de espectador conserva sua autonomia na produção de novos significados.

Keywords : Audiovisuais; Professor; Ensino de Química.

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