SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue3PANORAMA OVERVIEW OF BRAZILIAN HIGHER EDUCATION INSTITUTIONS FOR TARGET AUDIENCE OF SPECIAL EDUCATION BEFORE THE RESERVATION LAW FOR PERSONS WITH DISABILITIESDASSCIENTIFIC ORGANIZATION PRACTICES AT THE SCHOOL OF AGRICULTURE OF LAVRAS, MINAS GERAIS (1969-1975) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

FORTUNATO, Ivan; ARAUJO, Osmar Hélio Alves  and  FERREIRA, Liliana Soares. UMA ANÁLISE DE TESES E DISSERTAÇÕES SOBRE O PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO DOCENTE. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2022, vol.24, n.3, pp.545-563. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v24i3.8661108.

Este artigo apresenta um estado do conhecimento das teses e dissertações defendidas a respeito do Programa Especial de Formação Pedagógica. Apresenta-se um inventário como resultado de um mapeamento realizado no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, no qual foram localizadas oito dissertações a respeito do curso entre 2013 e 2018. De modo geral, as dissertações apresentam os pontos de vistas de estudantes de cursos de Formação Pedagógica, além de docentes e coordenadores de cursos e até mesmo de diretores e supervisores escolares. Como resultado, vimos que a percepção das pessoas envolvidas contraria as críticas produzidas pela academia de que este tipo de formação docente é aligeirada e, portanto, sem qualidade. Ao final, espera-se que os aspectos positivos ressaltados pelo inventário ajudem no fortalecimento dos Programas Especiais de Formação Pedagógica ao se consolidarem como um meio efetivo de formação docente, inicial e/ou continuada.

Keywords : Formação de professores; Formação pedagógica; Estado do conhecimento.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )