SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número3PANORAMA DE LAS INSTITUCIONES DE EDUCACIÓN SUPERIOR BRASILEÑA PARA ALUMNOS PÚBLICO DESTINATARIO DE LA EDUCACIÓN ESPECIAL ANTES DE LA LEY DE RESERVA DE CUPOSSCIENTIFIC ORGANIZATION PRACTICES AT THE SCHOOL OF AGRICULTURE OF LAVRAS, MINAS GERAIS (1969-1975) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

FORTUNATO, Ivan; ARAUJO, Osmar Hélio Alves  y  FERREIRA, Liliana Soares. UMA ANÁLISE DE TESES E DISSERTAÇÕES SOBRE O PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO DOCENTE. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2022, vol.24, n.3, pp.545-563. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v24i3.8661108.

Este artigo apresenta um estado do conhecimento das teses e dissertações defendidas a respeito do Programa Especial de Formação Pedagógica. Apresenta-se um inventário como resultado de um mapeamento realizado no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, no qual foram localizadas oito dissertações a respeito do curso entre 2013 e 2018. De modo geral, as dissertações apresentam os pontos de vistas de estudantes de cursos de Formação Pedagógica, além de docentes e coordenadores de cursos e até mesmo de diretores e supervisores escolares. Como resultado, vimos que a percepção das pessoas envolvidas contraria as críticas produzidas pela academia de que este tipo de formação docente é aligeirada e, portanto, sem qualidade. Ao final, espera-se que os aspectos positivos ressaltados pelo inventário ajudem no fortalecimento dos Programas Especiais de Formação Pedagógica ao se consolidarem como um meio efetivo de formação docente, inicial e/ou continuada.

Palabras clave : Formação de professores; Formação pedagógica; Estado do conhecimento.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )