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vol.24 número3PANORAMA DAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA PARA ALUNOS PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL ANTES DA LEI DE RESERVA DE VAGASPRÁTICAS DE ORGANIZAÇÃO CIENTÍFICA NA ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA DE LAVRAS, MINAS GERAIS (1969-1975) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
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ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

FORTUNATO, Ivan; ARAUJO, Osmar Hélio Alves  e  FERREIRA, Liliana Soares. UMA ANÁLISE DE TESES E DISSERTAÇÕES SOBRE O PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO DOCENTE. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2022, vol.24, n.3, pp.545-563. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v24i3.8661108.

Este artigo apresenta um estado do conhecimento das teses e dissertações defendidas a respeito do Programa Especial de Formação Pedagógica. Apresenta-se um inventário como resultado de um mapeamento realizado no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, no qual foram localizadas oito dissertações a respeito do curso entre 2013 e 2018. De modo geral, as dissertações apresentam os pontos de vistas de estudantes de cursos de Formação Pedagógica, além de docentes e coordenadores de cursos e até mesmo de diretores e supervisores escolares. Como resultado, vimos que a percepção das pessoas envolvidas contraria as críticas produzidas pela academia de que este tipo de formação docente é aligeirada e, portanto, sem qualidade. Ao final, espera-se que os aspectos positivos ressaltados pelo inventário ajudem no fortalecimento dos Programas Especiais de Formação Pedagógica ao se consolidarem como um meio efetivo de formação docente, inicial e/ou continuada.

Palavras-chave : Formação de professores; Formação pedagógica; Estado do conhecimento.

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