SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue3AN ANALYSIS OF THESIS AND DISSERTATIONS ABOUT THE PEDAGOGICAL TRAINING SPECIAL PROGRAMINFLUENCE OF DIGITAL INCLUSION IN THE HEALTH LITERACY OF THE ELDERLY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

CARNEIRO, Kleber Tüxen  and  SILVA, Bruno Adriano Rodrigues da. PRÁTICAS DE ORGANIZAÇÃO CIENTÍFICA NA ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA DE LAVRAS, MINAS GERAIS (1969-1975). ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2022, vol.24, n.3, pp.564-583. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v24i3.8661742.

Trata-se de um artigo cujo teor descreve analiticamente as práticas de organização científicas da Escola Superior de Agricultura de Lavras (ESAL) entre os anos de 1969 e 1975, observando as implicações do contexto de implantação da Lei 5.540/1968, a qual fomenta a reforma do ensino superior brasileiro. Metodologicamente, a pesquisa de natureza historiográfica emprega: i) entrevistas (com base em questionários semiestruturado) com dois professores da ESAL partícipes da organização à época; ii) coteja livros de atas relativos ao período histórico do Conselho Departamental e do Conselho Editorial, órgãos de administração educacional da instituição examinada; iii) imagens (fotografias) que traduzam e retratem a Instituição e o seu modus operandi. Em linhas gerais, conclui-se que a ESAL alinhou suas práticas de organização aos ditames da política educacional em curso, ao passo de empreender e difundir uma revista científica e atender um modelo de pós-graduação sob o escopo da formação docente e das demandas relativas à produção científica; sendo essa, portanto, uma narrativa possível para compreender a história da Instituição e da circularidade científica.

Keywords : Política Educacional; Ensino Superior; Ciências Agrárias.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )