SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número3UMA ANÁLISE DE TESES E DISSERTAÇÕES SOBRE O PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO DOCENTEINFLUÊNCIA DA INCLUSÃO DIGITAL NA ALFABETIZAÇÃO EM SAÚDE DE IDOSOS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

CARNEIRO, Kleber Tüxen  e  SILVA, Bruno Adriano Rodrigues da. PRÁTICAS DE ORGANIZAÇÃO CIENTÍFICA NA ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA DE LAVRAS, MINAS GERAIS (1969-1975). ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2022, vol.24, n.3, pp.564-583. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v24i3.8661742.

Trata-se de um artigo cujo teor descreve analiticamente as práticas de organização científicas da Escola Superior de Agricultura de Lavras (ESAL) entre os anos de 1969 e 1975, observando as implicações do contexto de implantação da Lei 5.540/1968, a qual fomenta a reforma do ensino superior brasileiro. Metodologicamente, a pesquisa de natureza historiográfica emprega: i) entrevistas (com base em questionários semiestruturado) com dois professores da ESAL partícipes da organização à época; ii) coteja livros de atas relativos ao período histórico do Conselho Departamental e do Conselho Editorial, órgãos de administração educacional da instituição examinada; iii) imagens (fotografias) que traduzam e retratem a Instituição e o seu modus operandi. Em linhas gerais, conclui-se que a ESAL alinhou suas práticas de organização aos ditames da política educacional em curso, ao passo de empreender e difundir uma revista científica e atender um modelo de pós-graduação sob o escopo da formação docente e das demandas relativas à produção científica; sendo essa, portanto, uma narrativa possível para compreender a história da Instituição e da circularidade científica.

Palavras-chave : Política Educacional; Ensino Superior; Ciências Agrárias.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )