SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue3THE EDUCATION OF THE TOURISMOLOGIST AT FARROUPILHA FEDERAL INSTITUTE ACCORDING TO THE PERSPECTIVE OF THE INTEGRATED CURRICULUM AND THE VERTICALIZATION OF TEACHINGNPOSSIBLE APPROACHES TO THE CONCEPT OF COLLECTIVE WORK IN FREINET AND FREIRE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

LIMA JUNIOR, Afonso Barbosa de  and  SILVA, Lebiam Tamar Gomes. OS SISTEMAS TUTORES INTELIGENTES E A ADAPTAÇÃO DO ENSINO AOS PERFIS DE APRENDIZAGEM DO USUÁRIO. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2022, vol.24, n.3, pp.618-632. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v24i3.8663707.

No Século XXI, cresceu a demanda por ensino e aprendizagem mediados por tecnologia digital, especialmente adequados aos perfis de aprendizagem. Assim, considerando a necessidade de discutir sobre a capacidade de adaptabilidade dos Sistemas Tutores Inteligentes (STI), este texto tem o objetivo de compreender como esses sistemas realizam a adaptabilidade de conteúdos e atividades aos diferentes perfis de aprendizagem do usuário. Para alcançá-lo, recorreu-se a um ensaio, derivado de parte do referencial teórico de uma pesquisa bibliográfica, realizada a partir das bases de dados do portal de periódicos livres da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), dos periódicos científicos da Scientific Electronic Library Online (SCIELO) e do Google Acadêmico. Como resultado, observou-se que a Instrução Assistida por Computador se realiza a partir de atividades instrucionais, geralmente estruturadas em perguntas e respostas. Por outro lado, os sistemas micromundos avançaram na proposição de habilidades cognitivas e do pensamento reflexivo. Enquanto os sistemas generativos são capazes de produzir material instrucional automaticamente, apesar de solucionarem os problemas de um modo muito distinto daquele que as pessoas utilizam para resolvê-los. Ao passo em que os sistemas de Instrução Inteligente Assistida por Computador são capazes de oferecer para o usuário uma tutoria inteligente. Por último, apresenta-se o conceito de educação personalizada e seus princípios fundantes, propostos por Hoz (1988), como um referencial teórico que pode contribuir com o trabalho dos desenvolvedores de STI em busca de ampliar a capacidade desses sistemas informáticos de adaptar o ensino ao perfil de aprendizagem de cada usuário.

Keywords : Ensino personalizado; Educação personalizada; Sistema Tutor Inteligente; Tecnologia educacional.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )