SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número3A FORMAÇÃO DO TURISMÓLOGO NO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA NA PERSPECTIVA DO CURRÍCULO INTEGRADO E DA VERTICALIZAÇÃOPOSSÍVEIS APROXIMAÇÕES SOBRE O CONCEITO DE TRABALHO COLETIVO EM FREINET E FREIRE índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

LIMA JUNIOR, Afonso Barbosa de  e  SILVA, Lebiam Tamar Gomes. OS SISTEMAS TUTORES INTELIGENTES E A ADAPTAÇÃO DO ENSINO AOS PERFIS DE APRENDIZAGEM DO USUÁRIO. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2022, vol.24, n.3, pp.618-632. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v24i3.8663707.

No Século XXI, cresceu a demanda por ensino e aprendizagem mediados por tecnologia digital, especialmente adequados aos perfis de aprendizagem. Assim, considerando a necessidade de discutir sobre a capacidade de adaptabilidade dos Sistemas Tutores Inteligentes (STI), este texto tem o objetivo de compreender como esses sistemas realizam a adaptabilidade de conteúdos e atividades aos diferentes perfis de aprendizagem do usuário. Para alcançá-lo, recorreu-se a um ensaio, derivado de parte do referencial teórico de uma pesquisa bibliográfica, realizada a partir das bases de dados do portal de periódicos livres da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), dos periódicos científicos da Scientific Electronic Library Online (SCIELO) e do Google Acadêmico. Como resultado, observou-se que a Instrução Assistida por Computador se realiza a partir de atividades instrucionais, geralmente estruturadas em perguntas e respostas. Por outro lado, os sistemas micromundos avançaram na proposição de habilidades cognitivas e do pensamento reflexivo. Enquanto os sistemas generativos são capazes de produzir material instrucional automaticamente, apesar de solucionarem os problemas de um modo muito distinto daquele que as pessoas utilizam para resolvê-los. Ao passo em que os sistemas de Instrução Inteligente Assistida por Computador são capazes de oferecer para o usuário uma tutoria inteligente. Por último, apresenta-se o conceito de educação personalizada e seus princípios fundantes, propostos por Hoz (1988), como um referencial teórico que pode contribuir com o trabalho dos desenvolvedores de STI em busca de ampliar a capacidade desses sistemas informáticos de adaptar o ensino ao perfil de aprendizagem de cada usuário.

Palavras-chave : Ensino personalizado; Educação personalizada; Sistema Tutor Inteligente; Tecnologia educacional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )