SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número3SISTEMAS DE TUTORÍA INTELIGENTES Y ADAPTACIÓN DE LA ENSEÑANZA A LOS PERFILES DE APRENDIZAJE DEL USUARIOINFRAESTRUCTURA ESCOLAR: CONDICIONES MATERIALES DE LAS ESCUELAS Y EL DESEMPEÑO DE LOS ESTUDIANTES índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

LIMA JUNIOR, Afonso Barbosa de  y  SILVA, Lebiam Tamar Gomes. POSIBLES ENFOQUES SOBRE EL CONCEPTO DE TRABAJO COLECTIVO EN FREINET Y FREIRE. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2022, vol.24, n.3, pp.633-650. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v24i3.8663714.

Em 2018, nos desafiamos a ampliar nosso estudo sobre trabalho coletivo docente a partir do reconhecimento de como a defesa dele na formação de professores e na condução do trabalho pedagógico tem raízes também no pensamento de importantes educadores, os quais discursaram e praticaram uma educação mais humana, mais sensível, mais comprometida com a emancipação de homens e mulheres. Dentre tantos, nos desafiamos a estudar dois educadores com os quais já vínhamos trabalhando de diferentes formas. Paulo Freire e Celestin Freinet foram os escolhidos para colaborar com a ampliação do espectro da compreensão do conceito trabalho coletivo docente, nos levando para reflexões que extrapolam as interpretações sobre o tema preconizado em propostas políticas de formação de professores. Exercício semelhante de aproximação entre esses autores já foi construído por Boleiz Júnior (2010, 2015), porém com outros objetivos de identificações/relações conceituais. Ressaltamos que a singularidade do nosso trabalho se relaciona justamente ao campo da docência, especialmente à dimensão coletiva do trabalho docente no pensamento dos autores, ou seja, como os autores concebem ou não a necessidade de trabalho coletivo no interior da práxis pedagógica. Entendemos o trabalho coletivo como o trabalho que ocorre entre os professores, mediados e constituído pela linguagem e que resulta em diferentes ações, em especial aquelas que implicam em aprendizagens no cotidiano escolar. Ele mantém forte vinculação com a perspectiva de que é resultado das interações vividas pelos e entre os sujeitos (COSTA; VARANI, 2017) e traz no seu bojo a dimensão de trabalho enquanto produção humana.

Palabras clave : Trabajo colectivo de los maestros; Formacion humana; Formacion del profesorado.

        · resumen en Portugués | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )