SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue3SCHOOL INFRASTRUCTURE: MATERIAL CONDITIONS OF SCHOOLS AND STUDENT PERFORMANCETEACHERS NARRATIVE FROM A DEMOCRATIC SCHOOL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

MAIESKI, Alessandra; CASAGRANDE, Ana Lara  and  ALONSO, Katia Morosov. A DIDÁTICA EM UM NOVO TEMPO: A PANDEMIA E ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO SUPERIOR. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2022, vol.24, n.3, pp.671-691. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v24i3.8666606.

Neste texto, cujo objeto de investigação são as estratégias de ensino-aprendizagem envolvendo tecnologias digitais na Educação Superior, apresenta-se um estudo qualitativo por meio de uma pesquisa Survey, da qual participaram estudantes da disciplina Didática, desenvolvida no ano de 2020, primeiro semestre, no âmbito de uma universidade pública federal. Ao abordar tal objeto, as discussões envolvem a tessitura de análises sobre a cultura digital, hiperconectividade, sociedade da informação e constituída em rede. Problematiza-se o potencial das tecnologias digitais para a educação, mas também a necessidade de reconhecer seus limites, evidenciados numa sociedade desigual como a brasileira. Ademais, são apresentados os resultados obtidos junto ao referido questionário, o qual é entremeado pelas reflexões sobre o processo de ensino-aprendizagem, considerando as especificidades da suspensão das atividades presenciais. Os resultados indicam um retorno positivo sobre a disciplina ministrada por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem e sua contribuição para a formação dos estudantes como licenciandos. A proposta que se realiza é a de construção de um novo paradigma educacional, com base em Moreira e Schlemmer (2020), bastante apropriado no sentido de transcender a presencialidade e resgatar uma formação alinhada com o atual tempo histórico, cultural e social.

Keywords : Didática; Educação Superior; Tecnologias Digitais; Estratégias educacionais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )