SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue4BILINGUAL DEAF EDUCATION AT LDB: A NEW CONQUEST OF THE DEAF MOVEMENT author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

VIEIRA-MACHADO, Lucyenne Matos da Costa; RODRIGUES, José Raimundo  and  CARVALHO, Daniel Junqueira. REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO DE SURDOS EM NOSSA CONTEMPORANEIDADE: A LIBRAS COMO LÍNGUA DA ESCOLA. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2022, vol.24, n.4, pp.742-760. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v24i4.8669320.

Em nossa atualidade estamos lidando com muitas mudanças na educação dos surdos e uma delas é a educação bilíngue para surdos ser definida como modalidade na Lei de Diretrizes e Bases (LDB) ao lado da educação especial não sendo mais parte dessa. Tal modalidade é defendida pelos sujeitos e pesquisadores surdos a partir da aposta de que estes apresentam uma diferença linguística que escapa do modelo da deficiência na definição de seu público alvo. Este artigo tem como objetivo pensar sobre o lugar das línguas na educação bilíngue para surdos e, para isso, partimos da seguinte pergunta: “como pensarmos então a Libras como língua da escola?” Para fazermos estas reflexões, discutiremos a educação bilíngue como “desejo de realidade”, como nos aponta Larrosa (2008), bem como nos perguntamos se a Libras como língua da escola é alienante ou emancipadora, a partir de Masschelein e Simons (2017). Por fim, defendemos uma linguagem educacional na educação dos surdos com Biesta (2013), a partir de três noções: confiança sem fundamento, violência transcendental e responsabilidade sem conhecimento.

Keywords : Educação de surdos; Educação bilíngue; Libras.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )