SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número4REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO DE SURDOS EM NOSSA CONTEMPORANEIDADE: A LIBRAS COMO LÍNGUA DA ESCOLALÍNGUA DE SINAIS E ENSINO BILÍNGUE: SIMPLES ESCOLHA LINGUÍSTICA E PEDAGÓGICA? A LIÇÃO DE AUGUSTE BÉBIAN índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

REIS, Flaviane  e  LIMA, Marisa Dias. EDUCAÇÃO BILÍNGUE DE SURDOS NA LDB: UMA NOVA CONQUISTA DO MOVIMENTO SURDO. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2022, vol.24, n.4, pp.761-780. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v24i4.8670061.

Este artigo se baseia na reflexão sobre a educação bilíngue de Surdos em contextos da política educacional e política linguística, onde busca discutir sobre as legislações voltadas a educação de surdos baseando-se em pressupostos do Pós-estruturalismo, em estudos teóricos da Educação Bilíngue de Surdos, Estudos Surdos e contextualizado com o movimento surdo. O texto trata das ações das políticas surdas idealizadas pela Feneis – Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis), apresentando os norteamentos da nova conquista do movimento surdo: a educação bilíngue de Surdos como modalidade de ensino na Lei de Diretrizes e Bases (LDB) por meio de lutas em redes sociais com os representantes surdos. Com base nesses pressupostos teóricos, esse artigo utilizou de análise documental e empírica, onde apresenta os pontos de negociação e estratégias de fomentar a política educacional e linguística, tendo em vista a implementação da inclusão escolar que viabilize a formação pedagógica dos professores com base na cultura e identidade dos surdos, assim como também o uso linguístico em todo o seu processo de escolarização com ajuste das diretrizes curriculares a ser viabilizada com a nova Lei 14.191/2021 (BRASIL, 2021). Com a coleta dos dados e sua análise, se espera que a educação bilíngue de Surdos na LDB seja uma realidade na prática de ensino dos estudantes surdos, a ser promovida e construída em todas as secretarias de educação. Dessa forma, que possa propiciar efetivamente a inclusão escolar, a revisão das estruturais educacionais, a valorização da cultura e da identidade, garantir os direitos linguísticos, considerando as diretrizes e bases curriculares numa perspectiva de ensino bilíngue de modo a promover os princípios básicos da educação aos surdos: ensino de qualidade, acesso ao conhecimento e permanência escolar.

Palavras-chave : Educação Bilíngue de Surdos; Política Educacional; Política Linguística; Movimento Surdo; Inclusão Escolar.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )