SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número4EPISTEMOLOGIAS AZUIS DAS LÍNGUAS DE SINAIS INDÍGENASCONSIDERAÇÕES SOBRE A EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA A COMUNIDADE SURDA NO URUGUAI índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

OVIEDO, Alejandro. UMA RECONSTRUÇÃO HISTÓRICA DA IMPLEMENTAÇÃO DE UM MODELO BILÍNGÜE NAS ESCOLAS PARA SURDOS NA VENEZUELA ENTRE 1985 E 1996. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2022, vol.24, n.4, pp.826-847. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v24i4.8669157.

O objetivo do estudo foi reconstruir historicamente o surgimento, desenvolvimento e abandono do modelo bilíngue-bicultural nas escolas públicas para surdos na Venezuela entre 1985 e 1996. Embora esse processo tenha sido abordado anteriormente por algumas publicações acadêmicas, todas se limitam a apresentar os pontos de vista de professores ligados ao setor universitário. O ineditismo deste artigo consiste na sua reconstrução a partir de depoimentos diretos de diferentes protagonistas que atuaram naquele: uma diretora do setor educacional; uma professora; uma mãe de uma criança surda; um surdo que visitou a escola durante a aplicação do modelo e um intérprete da Língua de Sinais Venezuelana (LSV). Assim, novas perspectivas eram esperadas para enriquecer o entendimento atual do modelo. Com efeito, na análise dos dados recolhidos nas entrevistas individuais, a reduzida abrangência do modelo na concretização das transformações escolares pretendidas contrasta com o seu enorme impacto nas relações de poder das línguas envolvidas. No seio da comunidade surda, a LSV deixou de ser a variedade baixa para se tornar a variedade alta em relação ao espanhol sinalizado. Esta última implicou o empoderamento da identidade Surda. Tal mudança teve origem no modelo, mas o transcendeu para além do seu abandono em 1996.

Palavras-chave : Educação bilíngüe e cultural para surdos; Línguas de sinais; Currículo para escolas de surdos; Planejamento lingüístico; Venezuela.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )