SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número4CONSIDERACIONES SOBRE LA EDUCACIÓN DE LA COMUNIDAD SORDA EN URUGUAY: DEL BILINGÜISMO AL PLURILINGÜISMOPROFESORES PRINCIPIANTES Y CO-FORMACIÓN: INDICACIONES PARA POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMACIÓN CONTINUA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

MONTE, Maria Tagarelli De. A VIDA DEPOIS DA ESCOLA: EDUCAÇÃO DE SURDOS E APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA NA ITÁLIA. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2022, vol.24, n.4, pp.866-881. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v24i4.8670247.

A maioria dos estudos em educação de S/surdos foca em crianças que estão em seus anos escolares. O objetivo disso é evidente: preparar professores de S/surdos para proporcionar a essas crianças os melhores meios possíveis de enfrentar a vida adulta. Esse também tem sido o objetivo da pesquisa em educação de S/surdos na Itália. Os estudos em educação de S/surdos e Língua de Sinais têm permitido a propagação de uma série de cursos de formação de professores e a criação de novas profissões no campo da educação que atendem às necessidades de crianças S/surdas de uma maneira apropriada. No entanto, enquanto a formação de educadores para as necessidades de crianças S/surdas está melhorando, uma lacuna geracional permanece entre aqueles que foram educados em escolas especiais (agora com mais de 40 anos), adultos que foram educados sem ter um profissional especializado para se referir (entre 30 e 40 anos), e jovens adultos que tiveram todas as oportunidades para desenvolver suas habilidades, mas ainda lutam para superar as barreiras linguísticas ou socioculturais para melhorar profissionalmente no mundo dos adultos. Este artigo se detém à situação específica da aprendizagem ao longo da vida de adultos S/surdos italianos e estrangeiros, oferecendo um panorama da aprendizagem ao longo da vida de S/surdos na Itália e na Europa.

Palabras clave : Educação de surdos; lenguajes de señas; Crianças surdas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )