SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número4LA VIDA DESPUÉS DE LA ESCUELA: EDUCACIÓN PARA SORDOS Y APRENDIZAJE PERMANENTE EN ITALIAEDUCACIÓN PROFESIONAL EL AVANCE DEL TRABAJO PRECARIO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

OLIVEIRA, Sandra de; BAHIA, Sabrine Borges de Mello Hetti  y  NEVES, Antônia Regina Gomes. PROFESSORES INICIANTES E COFORMAÇÃO: INDICAÇÕES PARA AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2022, vol.24, n.4, pp.882-902. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v24i4.8663612.

Este texto foi escrito a partir dos resultados de um Projeto de Pesquisa CNPq desenvolvido com professores iniciantes de uma rede de ensino em um município da região do Vale do Rio dos Sinos/RS (2018-2021). O corpus empírico analisado é um conjunto de materiais oriundos de questionários on-line e das discussões de grupos de formação. O recorte teve como objetivo analisar narrativas de professores iniciantes que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (AIEF) sobre os processos de acolhimento, acompanhamento e formação continuada no início de carreira docente. Na articulação dos estudos sobre formação de professores e estudos sobre docência contemporânea, esta pesquisa permite ampliar a compreensão sobre a inserção dos professores na carreira docente. O estudo também contemplou a etapa de Revisão de Literatura sobre programas específicos para professores iniciantes. A problematização foi elaborada a partir dos conceitos de “coformação”, de “ética da partilha” e de “ethos aberto”. Os resultados apontam para a necessidade de programas que atentem para as demandas e especificidades dos professores iniciantes ao ingressarem na escola pública. O exercício analítico possibilitou inferir sobre a potência do trabalho de formação quando esse envolve o coletivo de professores: os sujeitos criam conexões e estabelecem redes de cooperação/colaboração que operam na constituição de uma ética da partilha. Por fim, apresentamos a coformação como possibilidade para pensar/criar outras práticas com foco na formação de professores iniciantes e o ethos aberto como condição potencial no desenvolvimento de políticas públicas para a formação continuada.

Palabras clave : Professor iniciante; Carreira docente; Formação continuada; Coformação; Políticas públicas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )