SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número4A VIDA DEPOIS DA ESCOLA: EDUCAÇÃO DE SURDOS E APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA NA ITÁLIAEDUCAÇÃO PROFISSIONAL E O AVANÇO DO TRABALHO PRECARIZADO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

OLIVEIRA, Sandra de; BAHIA, Sabrine Borges de Mello Hetti  e  NEVES, Antônia Regina Gomes. PROFESSORES INICIANTES E COFORMAÇÃO: INDICAÇÕES PARA AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2022, vol.24, n.4, pp.882-902. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v24i4.8663612.

Este texto foi escrito a partir dos resultados de um Projeto de Pesquisa CNPq desenvolvido com professores iniciantes de uma rede de ensino em um município da região do Vale do Rio dos Sinos/RS (2018-2021). O corpus empírico analisado é um conjunto de materiais oriundos de questionários on-line e das discussões de grupos de formação. O recorte teve como objetivo analisar narrativas de professores iniciantes que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (AIEF) sobre os processos de acolhimento, acompanhamento e formação continuada no início de carreira docente. Na articulação dos estudos sobre formação de professores e estudos sobre docência contemporânea, esta pesquisa permite ampliar a compreensão sobre a inserção dos professores na carreira docente. O estudo também contemplou a etapa de Revisão de Literatura sobre programas específicos para professores iniciantes. A problematização foi elaborada a partir dos conceitos de “coformação”, de “ética da partilha” e de “ethos aberto”. Os resultados apontam para a necessidade de programas que atentem para as demandas e especificidades dos professores iniciantes ao ingressarem na escola pública. O exercício analítico possibilitou inferir sobre a potência do trabalho de formação quando esse envolve o coletivo de professores: os sujeitos criam conexões e estabelecem redes de cooperação/colaboração que operam na constituição de uma ética da partilha. Por fim, apresentamos a coformação como possibilidade para pensar/criar outras práticas com foco na formação de professores iniciantes e o ethos aberto como condição potencial no desenvolvimento de políticas públicas para a formação continuada.

Palavras-chave : Professor iniciante; Carreira docente; Formação continuada; Coformação; Políticas públicas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )