SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número4EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E O AVANÇO DO TRABALHO PRECARIZADOESTUDO DAS ILUSTRAÇÕES APLICADAS A LIVROS INFANTIS: UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA A PARTIR DOS PORTAIS DATACAPES E SCIELO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

HAMANN, Bruna; HOSTIN, Daniela; TOMIO, Daniela  e  LOPES, Mauricio Capobianco. CONECTANDO-SE COM O AMBIENTE: UMA ANÁLISE DE PRÁTICAS EDUCATIVAS COM TECNOLOGIAS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ESPAÇO ESCOLAR. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2022, vol.24, n.4, pp.921-940. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v24i4.8661527.

A Educação Ambiental (EA) é um tema transversal de inserção coletiva e articulada ao currículo escolar. Nesse sentido, ela exige práticas educativas que ampliem a percepção dos estudantes sobre as relações com meio ambiente. O advento das tecnologias digitais pode possibilitar aos professores diferentes formas de desenvolver essa perspectiva. Desta forma, o presente artigo visa analisar as práticas educativas desenvolvidas no contexto escolar, pesquisadas e divulgadas em periódicos científicos brasileiros de Educação Ambiental, considerando as concepções de EA e o uso de tecnologias digitais. Para isso, foi realizado um estudo de revisão em periódicos indexados com Qualis na área de Ensino e Educação a partir da Plataforma Sucupira. Foram selecionadas revistas na área de Educação Ambiental e levantados os artigos que se encaixavam no critério: prática educativa aplicada no ambiente escolar com uso de tecnologias. Os resultados permitiram identificar os focos de pesquisa e tecnologias digitais utilizadas, investigar a sequência didática das práticas, percebendo o papel dos educandos no uso das tecnologias digitais e identificar as concepções de educação ambiental relacionadas com as práticas educativas. Conclui-se que, em boa parte, as práticas analisadas promovem o desenvolvimento de competências para a formação de um cidadão inovador e crítico. Por outro lado, há a necessidade de alinhar concepções teóricas, práticas e recursos tecnológicos de modo a ampliar a discussão crítica acerca das problemáticas socioambientais e estimular a participação e mobilização social, usando de modo mais efetivo os recursos e mediações possibilitadas pelas tecnologias digitais.

Palavras-chave : Educação ambiental; Práticas educativas; Contexto escolar; Tecnologias digitais na educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )