SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue4LEARNING STYLES AND KNOWLEDGE CONSTRUCTION IN THE DISTANCE EDUCATION MODALITY: CONTRIBUTIONS TO THE DEBATE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

JACOMINI, Márcia Aparecida; BRUINI, Eliane da Costa  and  SILVA, Caio Cabral da. GESTÃO PARA RESULTADOS E CONTROLE DO TRABALHO DOCENTE NA POLÍTICA EDUCACIONAL PAULISTA (2011-2014). ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2022, vol.24, n.4, pp.976-995. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v24i4.8661570.

Neste artigo investigamos a política educacional da rede estadual paulista na gestão 2011-2014, com foco no Programa Educação: Compromisso de São Paulo (PECSP), verificando se houve aprofundamento da visão gerencialista que orientou a gestão da educação no Estado desde meados dos anos de 1990. Para tal, foi realizado estudo documental e levantamento de bibliografia relativa ao tema. O conceito de Estado integral de Antonio Gramsci e a análise de políticas públicas orientaram o exame do processo de formulação e o conteúdo da política educacional. Constatamos que houve intensificação da implantação da gestão gerencial na educação paulista, expressada pela participação de instituições privadas vinculadas ao capital no delineamento de um conjunto de medidas. Estas foram configurando formas de gestão do sistema e da escola que exigem do diretor escolar um alinhamento cada vez maior às políticas oficiais e aos mecanismos de controle do trabalho docente e de gestão, que dificultam a efetivação da participação da comunidade e se distanciam do princípio constitucional da gestão democrática.

Keywords : Política educacional; Sistema de ensino do Estado de São Paulo; Programa Educação: Compromisso de São Paulo; Gestão educacional; Trabalho docente.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )