SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25O ROMPIMENTO DA BARRAGEM DE BRUMADINHO/MG NA MÍDIA JORNALÍSTICA: POTÊNCIA PARA PENSAR O REFUGO NA MODERNIDADEPOLÍTICA EDUCACIONAL E GENTRIFICAÇÃO ESCOLAR: ESTUDO DE CASO SOBRE O PROGRAMA ENSINO INTEGRAL NA CIDADE DE SÃO PAULO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

MATTOS, Rosa Carine Menezes de  e  TIMM, Jordana Wruck. NECESSIDADES PSICOLÓGICAS BÁSICAS E O BEM-ESTAR NA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2023, vol.25, e023038. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v25i00.8666878.

Objetiva-se analisar os posicionamentos de docentes que atuam na educação básica frente as necessidades psicológicas básicas e, com isso, compreender que definições atribuem aos sensos de autonomia, competência e pertencimento e sua relação com o bem-estar na docência. A metodologia utilizada compreendeu uma pesquisa quali-quantitativa, através da aplicação de um questionário, encaminhado por e-mail, via Google Forms. O questionário original foi subdividido em três eixos, sendo aqui adotados para discussão e análise, o primeiro e parte do terceiro. O primeiro eixo compreende questões relevantes para a contextualização sóciodemográfica e laboral. O terceiro eixo, composto por cinco perguntas discursivas, sendo três delas relativas as necessidades psicológicas básicas e, portanto, utilizadas na presente discussão. Os dados coletados foram analisados pelo viés da analise de conteúdo. Participaram do estudo oitenta e três professoras∕es da rede pública municipal de uma cidade situada no noroeste do estado do Rio Grande do Sul, o que equivale a 44,6% do total de docentes municipais que trabalham em sala de aula, no referido município. Os resultados indicam níveis satisfatórios de bem-estar, em especial no que tange às necessidades psicológicas básicas (pertencimento, competência e autonomia). Conclui-se que a ênfase nas necessidades psicológicas básicas permitiu compreender que o bem-estar docente precisa ser um propósito de toda a comunidade escolar, articulando os distintos segmentos na organização das instituições e sistemas educacionais, de modo a propiciar a vivência do senso de autonomia, de competência e de pertencimento no contexto da docência.

Palavras-chave : Bem-estar do professor; Necessidades Psicológicas Básicas; Docência; Educação Básica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )