SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25NECESSIDADES PSICOLÓGICAS BÁSICAS E O BEM-ESTAR NA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICAMÍDIAS SOCIAIS COMO MEIO PARA COLETA DE DADOS EM PESQUISAS DE EDUCAÇÃO: ESTUDO DE CASO DE USO DO TWITTER índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

GIROTTO, Eduardo Donizeti  e  OLIVEIRA, João Victor Pavesi de. POLÍTICA EDUCACIONAL E GENTRIFICAÇÃO ESCOLAR: ESTUDO DE CASO SOBRE O PROGRAMA ENSINO INTEGRAL NA CIDADE DE SÃO PAULO. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2023, vol.25, e023037. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v25i00.8666691.

O artigo analisa a pertinência do uso do conceito de gentrificação escolar na análise dos impactos do Programa Ensino Integral (PEI) na cidade de São Paulo. Para tanto, realizamos estudo de caso com 18 unidades escolares que aderiram ao Programa entre os anos de 2012 e 2019. Na análise, verificamos se houve mudança no perfil socioeconômico e étnico-racial dos estudantes matriculados nas unidades após a adesão ao Programa, considerando duas variáveis: número de estudantes autodeclarados negros e que recebiam Bolsa Família. Os dados indicam que em 88% das escolas ocorreu diminuição dos estudantes negros e em 77,7% houve queda dos que recebiam Bolsa Família, forte indicativo da existência de gentrificação escolar induzida pelo Programa. Estes primeiros resultados indicam a necessidade da constituição de uma agenda de pesquisa a partir do tema da gentrificação escolar, considerando o contexto da política educacional brasileira e tensionando com as evidências produzidas no âmbito internacional.

Palavras-chave : Gentrificação escolar; Ensino Integral; Geografia da Educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )