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ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

SILVA, Virginia Renata Vilar da  and  BONA, Viviane de. ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: UMA ANÁLISE DO QUE PENSAM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS ACERCA DESSE FENÔMENO A PARTIR DA TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2023, vol.25, e023026. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v25i00.8665870.

A pandemia do novo coronavírus desencadeou abruptas mudanças em diversos espaços da sociedade. No âmbito da educação, os efeitos da crise sanitária ainda são desconhecidos. Sabe-se apenas que a educação parte de um processo gradual de usabilidade tecnológica para uma realidade em que os meios virtuais se tornaram a única maneira de operacionalizar o processo de ensino. Com a finalidade de se aproximar dos sentidos gerais que circulam na formação inicial de professores nesse contexto pandêmico-tecnológico, este estudo objetivou compreender as diferentes impressões que estudantes de licenciaturas compartilham acerca do ensino remoto emergencial. A pesquisa, essencialmente qualitativa, ancora-se na Teoria das Representações Sociais. O método consistiu na aplicação virtual de um questionário de evocação hierarquizada de palavras, respondido por 100 participantes, dos quais 60% são oriundos de instituições públicas e 40% de instituições privadas. A análise foi desenvolvida com o suporte do Software Tri-Deux-Mots. Os resultados evidenciaram, por meio do plano fatorial de correspondência, distanciamentos dos sentidos existentes entre os grupos que cursaram disciplinas relacionadas às tecnologias digitais, 59 estudantes, e os grupos que não tiveram acesso a este conteúdo, 41 estudantes. Percebe-se que, enquanto as tecnologias digitais são evocadas como possibilidades educacionais por alguns perfis de alunos, isso se configura um enorme desafio para outros. Os achados também destacam reflexões distintas entre estudantes de universidades públicas e privadas, do ensino presencial e semipresencial acerca do ensino remoto.

Keywords : Formação de professores; Licenciatura; Modalidades de ensino; Tecnologia; Ensino Remoto.

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