SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1O laptop na educação: aportes sobre o projeto piloto uca Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión impresa ISSN 1809-3876versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

MASETTO, Marcos Tarciso  y  ZUKOWSKY-TAVARES, Cristina. Formação de professores para currículos inovadores no ensino superior: um estudo num curso de direito. e-Curriculum [online]. 2015, vol.13, n.1, pp.5-27. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2015v13i1p5-27.

Pesquisando aspectos de mudança curricular no Ensino Superior, o Grupo Formação de Professores e Paradigmas Curriculares - FORPEC - da PUC/SP discute desde 2004 a centralidade do processo de formação de professores como viga mestra de uma construção curricular inovadora. O foco deste artigo investiga a formação docente em currículo inovador na área jurídica. A metodologia de abordagem qualitativa teve como instrumentos de coleta de dados a análise documental e entrevistas semi-estruturadas com os coordenadores de metodologia do curso em estudo. Como resultados pudemos identificar a institucionalização de um processo de formação inicial e contínua instaurado para dar condições de os professores levarem à frente o novo currículo. O projeto previamente delineado, o apoio contínuo de uma coordenação pedagógica, um forum permanente de debates sobre os processos de ensinar e aprender e o preparo de material didático com metodologias ativas constituíram esse projeto.

Palabras clave : Currículo Inovador; Ensino Superior; Formação Docente; Ensino Jurídico.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )