SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Formação de professores para currículos inovadores no ensino superior: um estudo num curso de direitoAnálise de mudanças nas concepções pedagógicas de professores em uma formação a distância índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão impressa ISSN 1809-3876versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

ALVAREZ, Cezar Santos; MOLL, Jaqueline  e  SOUZA, Diogo Onofre. O laptop na educação: aportes sobre o projeto piloto uca Brasil. e-Curriculum [online]. 2015, vol.13, n.1, pp.28-60. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2015v13i1p28-60.

O artigo apresenta a avaliação parcial do Projeto Piloto Um Computador por Aluno (UCA), desenvolvido pelo MEC, com base em treze entrevistas estruturadas realizadas com Diretores de escolas municipais e estaduais de seis Estados da Federação, no período de julho de 2013 a fevereiro de 2014. O objetivo é abordar os critérios para a seleção das escolas, a necessidade de formação dos professores e de gestores, apontar para a infraestrutura e suporte, além de aspetos relacionados a Mobilidade, Tempos e Usos nas Escolas e Aprendizado cotejando esta realidade percebida pelos Diretores com conceitos e propostas concebidas por ocasião da construção do Projeto UCA, refletida nos documentos do MEC a nossa disposição. Os resultados obtidos demonstram o entusiasmo dos envolvidos com o projeto e a profunda preocupação com lacunas e erros cometidos, principalmente a não continuidade do projeto na articulação entre União, Estados e Municípios. As considerações finais apontam para a complexidade do tema, aliado à sua plena atualidade, e para a exigência de retomada e de ampliação do projeto, permitindo, então, uma avaliação governamental rigorosa por meio da plena implantação do projeto piloto.

Palavras-chave : TIC; MEC; Escola Pública.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )