SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue1The laptop in education: contributions on the pilot project uca BrasilCompetences for technological and musical context in education: a focus in teacher training author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

Print version ISSN 1809-3876On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

MAGDALENA, Beatriz Corso; COSTA, Iris Tempel  and  ARAGON, Rosane. Análise de mudanças nas concepções pedagógicas de professores em uma formação a distância. e-Curriculum [online]. 2015, vol.13, n.1, pp.61-86. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2015v13i1p61-86.

O presente artigo tem como objetivo analisar como os “pressupostos em ação” de um curso de Graduação em Pedagogia na modalidade a distância influenciaram nas mudanças de concepções e práticas pedagógicas dos alunos-professores, segundo os registros realizados por eles nos seus webfólios. O curso analisado foi ofertado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e destinado à formação em serviço de professores da rede pública. A concepção do curso privilegiou a metodologia interacionista-problematizadora, buscando favorecer a aprendizagem em rede, utilizando-se de modo intensivo as tecnologias digitais, notadamente a internet. Os dados empíricos deste estudo, compostos por diferentes postagens dos blogs de uma amostra de alunos-professores, foram analisados com o apoio do software CHIC (Classification Hierárquique, Implicative et Cohérsive), enfocando as similaridades e implicações entre as categorias definidas para o estudo (compreensão da formação, concepções educacionais, práticas pedagógicas, mudanças na vida). Os resultados mostram que os pressupostos do projeto do curso foram traduzidos em ações de formação que alavancaram mudanças nas concepções pedagógicas dos alunos-professores, bem como mudanças na sua atuação profissional e na sua vida pessoal.

Keywords : Educação a Distância; Formação de Professores; Tecnologias Digitais na Educação; Análise Implicativa.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )