SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1O laptop na educação: aportes sobre o projeto piloto uca BrasilCompetências para o contexto tecnológico-musical educacional: um foco na formação de professores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão impressa ISSN 1809-3876versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

MAGDALENA, Beatriz Corso; COSTA, Iris Tempel  e  ARAGON, Rosane. Análise de mudanças nas concepções pedagógicas de professores em uma formação a distância. e-Curriculum [online]. 2015, vol.13, n.1, pp.61-86. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2015v13i1p61-86.

O presente artigo tem como objetivo analisar como os “pressupostos em ação” de um curso de Graduação em Pedagogia na modalidade a distância influenciaram nas mudanças de concepções e práticas pedagógicas dos alunos-professores, segundo os registros realizados por eles nos seus webfólios. O curso analisado foi ofertado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e destinado à formação em serviço de professores da rede pública. A concepção do curso privilegiou a metodologia interacionista-problematizadora, buscando favorecer a aprendizagem em rede, utilizando-se de modo intensivo as tecnologias digitais, notadamente a internet. Os dados empíricos deste estudo, compostos por diferentes postagens dos blogs de uma amostra de alunos-professores, foram analisados com o apoio do software CHIC (Classification Hierárquique, Implicative et Cohérsive), enfocando as similaridades e implicações entre as categorias definidas para o estudo (compreensão da formação, concepções educacionais, práticas pedagógicas, mudanças na vida). Os resultados mostram que os pressupostos do projeto do curso foram traduzidos em ações de formação que alavancaram mudanças nas concepções pedagógicas dos alunos-professores, bem como mudanças na sua atuação profissional e na sua vida pessoal.

Palavras-chave : Educação a Distância; Formação de Professores; Tecnologias Digitais na Educação; Análise Implicativa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )