Revista e-Curriculum
Print version ISSN 1809-3876On-line version ISSN 1809-3876
Abstract
ROSAS, Fátima Weber and BEHAR, Patricia Alejandra. Competências para o contexto tecnológico-musical educacional: um foco na formação de professores. e-Curriculum [online]. 2015, vol.13, n.1, pp.87-108. ISSN 1809-3876. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2015v13i1p87-108.
Este artigo trata do desenvolvimento de competências para o contexto tecnológico-musical educacional a partir do uso de tecnologias digitais. Estas constituem em recursos digitais como objetos de aprendizagem e ferramentas de composição musical e edição de áudio, principalmente as gratuitas cujo funcionamento está baseado na Web. Esta proposta dirige-se a professores, tutores e estudantes de licenciatura da educação presencial e da educação a distância, músicos ou leigos que almejam atuar no contexto pretendido. Seu objetivo principal foi desenvolver um mapeamento das competências para o contexto tecnológico-musical educacional a partir da composição com o uso do computador. Essas tecnologias têm sido utilizadas de forma integrada a ambientes virtuais de aprendizagem em cursos de extensão para a formação de professores que almejam atuar na educação musical ou utilizar a música em suas aulas. A metodologia empregada foi o estudo de caso. Como resultado, apresenta-se ao final um mapeamento das competências para o contexto pretendido. Também são listados os elementos que formam a competência: os conhecimentos, habilidades e atitudes para uma atuação eficaz dos sujeitos no contexto pretendido.
Keywords : Novas Tecnologias em Educação; Composição Musical Digital; Formação de Professores.