SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Análise de mudanças nas concepções pedagógicas de professores em uma formação a distânciaDas políticas educativas às práticas de sala de aula: algumas contribuições transnacionais do Algarve (Portugal) e Andaluzia (Espanha). Estudo de casos multiple. índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão impressa ISSN 1809-3876versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

ROSAS, Fátima Weber  e  BEHAR, Patricia Alejandra. Competências para o contexto tecnológico-musical educacional: um foco na formação de professores. e-Curriculum [online]. 2015, vol.13, n.1, pp.87-108. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2015v13i1p87-108.

Este artigo trata do desenvolvimento de competências para o contexto tecnológico-musical educacional a partir do uso de tecnologias digitais. Estas constituem em recursos digitais como objetos de aprendizagem e ferramentas de composição musical e edição de áudio, principalmente as gratuitas cujo funcionamento está baseado na Web. Esta proposta dirige-se a professores, tutores e estudantes de licenciatura da educação presencial e da educação a distância, músicos ou leigos que almejam atuar no contexto pretendido. Seu objetivo principal foi desenvolver um mapeamento das competências para o contexto tecnológico-musical educacional a partir da composição com o uso do computador. Essas tecnologias têm sido utilizadas de forma integrada a ambientes virtuais de aprendizagem em cursos de extensão para a formação de professores que almejam atuar na educação musical ou utilizar a música em suas aulas. A metodologia empregada foi o estudo de caso. Como resultado, apresenta-se ao final um mapeamento das competências para o contexto pretendido. Também são listados os elementos que formam a competência: os conhecimentos, habilidades e atitudes para uma atuação eficaz dos sujeitos no contexto pretendido.

Palavras-chave : Novas Tecnologias em Educação; Composição Musical Digital; Formação de Professores.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )