Revista e-Curriculum
Print version ISSN 1809-3876On-line version ISSN 1809-3876
Abstract
RODRIGUEZ-MIRANDA, Francisco de Paula; SOUSA, Carolina; TOSCANO, María de la O and GUERREIRO, António. Das políticas educativas às práticas de sala de aula: algumas contribuições transnacionais do Algarve (Portugal) e Andaluzia (Espanha). Estudo de casos multiple. e-Curriculum [online]. 2015, vol.13, n.1, pp.109-129. ISSN 1809-3876. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2015v13i1p109-129.
O objetivo deste artigo é equacionar algumas pistas sobre a evolução paralela que tem existido entre as propostas políticas para a integração das tecnologias de informação e comunicação (TIC), nos últimos anos, em Portugal e em Espanha, bem como aumentar a consciencialização sobre as semelhanças e diferenças encontradas no estudo de quatro escolas que incorporaram as TIC no seu ensino, duas no Algarve e duas na Andaluzia. Constatou-se que não existe uma única maneira para a integração das TIC no currículo, dado que tal depende, entre outros fatores, das características das escolas, dos seus antecedentes inovadores, da formação dos seus docentes, isto é, cada caso demonstra a sua própria identidade.
Keywords : Políticas Educativas; Boas Práticas TIC; Investigação Internacional; Estudo de Casos Multiple.