SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Das políticas educativas às práticas de sala de aula: algumas contribuições transnacionais do Algarve (Portugal) e Andaluzia (Espanha). Estudo de casos multiple.Sexualidade, gênero e aprendizagens narrativas no currículo escolar da infância índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión impresa ISSN 1809-3876versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

HILU, Luciane; TORRES, Patricia Lupion  y  BEHRENS, Marilda Aparecida. Rea (recursos educacionais abertos) - conhecimentos e (des)conhecimentos. e-Curriculum [online]. 2015, vol.13, n.1, pp.130-146. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2015v13i1p130-146.

Os REA (Recursos Educacionais Abertos) têm surgido como uma proposição de construção de materiais didáticos que podem dar sustentação a Educação Aberta de qualidade, além de possuírem a potencialidade de promover uma aprendizagem em sintonia com as novas formas de sociedade e de construção do conhecimento do século XXI, baseados na diluição das autorias, coletivização, colaboratividade, co-criação e conexão. Nesta perspectiva, este artigo visa refletir sobre a extensão da compreensão dos REA por agentes e pesquisadores da educação, a partir da realização de uma pesquisa-ação que envolveu 14 doutorandos e duas coordenadoras de pesquisa da área da educação que mediaram o processo investigativo. A pesquisa considerou a temática tanto do ponto de vista da utilização quando da produção de REAs e envolveu os participantes em um processo investigativo realizado durante os encontros do Seminário de Aprofundamento de Tese, do programa de Doutorado em Educação, da PUCPR. Por meio de um questionário online aplicado junto aos participantes doutorandos, a pesquisa permitiu perceber que, apesar dos prognósticos positivos da sua adoção, seu conhecimento ainda está restrito a uma pequena esfera de pesquisadores, o que denota uma necessidade real de propor discussões que envolvam o tema em processos de formação de professores ou em programas de formação continuada. Os professores devem ter a oportunidade de discutir amplamente o assunto para que possam estar em sintonia com as possibilidades e potencialidades trazidas pela Internet e suas implicações, incluindo entre estas os REA, bem como devem ser discutidas as questões teóricas e práticas advindas de novos formatos em prol da aprendizagem.

Palabras clave : Recursos Educacionais Abertos; TICs; Educação Aberta.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )