SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Rea (recursos educacionais abertos) - conhecimentos e (des)conhecimentos(Re) pensando a avaliação: lições de Isabel Franchi Cappelletti índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión impresa ISSN 1809-3876versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

SCHINDHELM, Virginia Georg  y  HORA, Dayse Martins. Sexualidade, gênero e aprendizagens narrativas no currículo escolar da infância. e-Curriculum [online]. 2015, vol.13, n.1, pp.147-168. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2015v13i1p147-168.

O artigo investiga, a partir das discussões de Goodson sobre aprendizagens narrativas, o papel do(a) educador(a) infantil na construção de gênero e sexualidade das crianças e reflete de que forma essa temática aparece no currículo praticado, principalmente naquilo que não foi planejado, todavia está presente no cotidiano escolar. Situações cotidianas na escola promovem confrontos e embaralhamentos nos adultos acerca dos temas gênero e sexualidade, porque foram aprendidas de modo informal, sem conceitos ou explicações, todavia produtos de mitos e tabus construídos numa sociedade que ainda os vê como inapropriados para trabalhar com as crianças. Mesmo assim, aparecem como formas de aprendizagens duradouras que compõem os currículos praticados no dia-a-dia da educação para a infância - o currículo como narrativa. O texto apresenta experiências de educadore(a)s vivenciadas em duas creches públicas fluminenses e algumas análises acerca de omissões, de desaprovações ou de formas de comunicação não verbal oriundas de acervos de aprendizagens constitutivas de histórias de vidas que influenciam diretamente práticas educacionais nos espaços infantis.

Palabras clave : Aprendizagens Narrativas; Gênero e Sexualidade; Currículo da Educação Infantil.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )